quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Características Equipamentos de Protecção Individual



Os dispositivos ou equipamentos de protecção individual são sempre um acessório de trabalho que, para ser suportável pelo trabalhador e adoptado pelo empregador, devem ter algumas características gerais que convém sejam consideradas na sua selecção.

Neste sentido os DPI/ EPI devem ser:

  • Cómodos, robustos e leves;
  • Adaptáveis, sempre que para ser usado por mais de um trabalhador;
  • Fiáveis, ao longo da sua vida;
  • Adequados ao risco;
  • Adequados às condições do trabalho;
  • De fácil manutenção;

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Ambiente Climatico

Ambiente climático no posto de trabalho

Para que o clima do ambiente de trabalho seja considerado confortável, devemos atentar para quatro elementos: temperatura do ar, temperatura radiante, velocidade do ar e humidade relativa do ar. Além disso, não devemos esquecer que o tipo de actividade e o vestuário utilizado são elementos relevantes. Algumas actividades são realizadas sob temperaturas extremas, seja em câmaras frigoríficas ou próximas a fornos. Sendo assim, faz-se necessário cuidado especial para se evitar congelamento ou queimaduras principalmente do rosto e das mãos. Sem esses cuidados importantes, deve-se reduzir o tempo de exposição ao frio ou ao calor.


Ambiente Luminoso

Luminosidade está directamente relacionado com o grau de clareza, ou seja, quantidade de luz.

Por exemplo o branco é luminoso e o preto não tem luz.

A cor mais luminosa é o amarelo e a de menos luminosidade é o violeta.

O nível de iluminação a obter, e que se exprime em luz como já sabemos, deve ser adequado ao tipo de actividade, à duração do trabalho e à idade dos trabalhadores.

Também já sabemos que as actividades mais minuciosas e/ou mais demoradas exigem maiores níveis de iluminação.

A adequação da iluminação à actividade coloca-se não só em termos de quantidade de luz ou seja no nível em luz, como também em termos de qualidade da mesma luz.

Como já se disse, o problema da quantidade de luz resolve-se colocando mais lâmpadas, lâmpadas de maior potência ou lâmpadas de melhor rendimento luminoso.

O problema da qualidade da luz resolve-se escolhendo a tonalidade de luz adequada e principalmente considerando a capacidade de restituição de cores da luz de que se falará mais à frente.

Fontes de Luz

Nos meios de comunicação a iluminação pode fazer-se com fontes de luz natural (luz do dia-sol ) ou luz artificial (lâmpadas e reflectores)

Se considerarmos que a luz branca é um conjunto de uma grande variedade das radiações monocromáticas mais ou menos equilibradas em número e intensidade, deveríamos admitir também que as proporções entre as distintas radiações poderiam variar, podendo considerar espectros que contenham maior ou menor proporção de uns ou outros tipos de radiações.

Sendo assim a proporção das radiações vermelhas, verdes, azuis, etc., das fontes de produção de luz, pode ser diferente para cada destas fontes.

Luz natural

Proveniente do sol, directa ou dispersa pelas nuvens, é muito utilizada na tomada das imagens em vídeo. Entre os problemas que podem surgir na utilização desta fonte de luz podemos contar os seguintes:

  • Uma certa imprevisibilidade em quanto ao carácter da luz solar. O céu com nuvens produz uma luz difusa e dispersa enquanto que o sol ao meio dia produzirá uma luz dura e com fortes contrastes.
  • Mudança rápida na temperatura de cor ao longo do dia, o que origina reproduções cromáticas incorrectas .
  • A constante mudança da direcção da luz que acaba por afectar a situação das sombras n os objectos imóveis
  • A diferença da duração da luz diurna no inverno e no verão.
  • A distinta angulação do sol em relação à terra segundo as estações do ano.
  • A necessidade de recorrer à utilização de superfícies pouco reflectoras que ajudem a diminuir o contraste entre luzes e sombras.
  • Ter de recorrer a fontes de iluminação artificial para corrigir os efeitos da luz natural ou para criar efeitos, provocando algumas inconpatibiliades que obrigam a utilização de filtros nos projectores de iluminação.

Luz artificial

A principal desvantagem deste tipo de luz prende-se com a dificuldade de iluminar grandes espaços que exigem um enorme potencial eléctrico. Um outro problema é a incompatibilidade com as diversas fontes de luz pelas diferenças de temperatura de cor. Mesmo com estas dificuldades os operadores de imagem muitas vezes preferem a luz artificial , conseguem controlar melhor todos os parâmetros que intervém na iluminação de um objecto: a potência luminosa, a suavidade ou dureza da luz, o controlo da luz e das sombras, a direcção do foco luminoso, temperatura de cor e a filtragem.

Cores

O estudo das cores, embora seja visto por grande parte dos e arquitectos com um factor ambiental secundário na concepção dos espaços de trabalho.

Importância:

  • Segurança (Codificação de perigos pelo uso da cor)
  • Ordenação (Ordenação por cores)
  • Saúde e bem estar dos trabalhadores (Influencia psicológica)

Ambiente Auditivo



Em todos os locais de trabalho há ruídos; estes podem é atingir ou não níveis de intensidade perigosos para a saúde e para a segurança dos trabalhadores.

As fontes de ruídos são as mais diversas: máquinas, conversas, música, tráfego, vibrações,...

A nível global, o ruído encontra-se presente em diversas formas, sendo as principais:

  • Trafego (sobretudo estradas movimentadas, aeroportos, comboios);
  • Industria (laboração de fábricas, actividades comerciais e serviços(ar condicionados, câmaras frigorificas, actividades de carga/descarga)
  • Actividades ruidosas (feiras, festas, discotecas, estaleiros)
  • Ruído provocado pelas pessoas e animais em zonas residenciais (bater portas, chorar de bebés, ladrar de cães, musica)
  • Causas naturais (trovoadas, vento)

A exposição ao ruído pode colocar os trabalhadores perante uma série de riscos para a sua segurança e saúde:

  • Perda de audição: o ruído excessivo prejudica as células capilares da cóclea, parte do ouvido interno, conduzindo à perda de audição. "Em muitos países, a perda de audição induzida pelo ruído é a doença profissional irreversível de maior prevalência". As estimativas apontam para uma taxa de pessoas na UE afectada por problemas auditivos superior à população total de França.
  • Efeitos fisiológicos: existem provas de que a exposição ao ruído tem efeitos sobre o sistema cardiovascular provocando a libertação de catecolaminas eo aumento da pressão arterial. Os níveis de catecolaminas no sangue (incluindo epinefrina (adrenalina) estão associados ao stress.
  • Stress relacionado com o trabalho: o stress relacionado com o trabalho só muito raramente advém de uma só causa, sendo geralmente provocado pela interacção de vários factores de risco. O ruído no ambiente de trabalho pode ser stressante, mesmo em níveis bastante baixos.
  • Risco acrescido de acidentes: os elevados níveis de ruído dificultam a audição e a comunicação dos trabalhadores entre si e aumentam, por conseguinte, a probabilidade de ocorrência de acidentes. Este problema pode ser agravado devido ao stress relacionado com o trabalho (no qual oruído pode constituir um factor).

Qualquer que seja a fonte, os ruídos podem classificar-se em três tipos:

  • Ruído uniforme, quando o nível de pressão acústica e os espectros de frequência são constantes durante um certo tempo relativamente longo, como por exemplo o ruído numa fábrica de fiação;
  • Ruído intermitente, quando o nível de pressão acústica e o espectro das frequência variam constantemente, como por exemplo numa oficina de mecânica;
  • Ruído impulsivo, quando o nível de pressão acústica é muito elevado mas dura pouco tempo (menos de 1/5 do segundo), como por exemplo um tiro.

Factos Reais:

Diariamente, milhões de trabalhadores europeus são expostos ao ruído e a todos os riscos inerentes a essa exposição nos seus locais de trabalho. Sendo o ruído um problema quase óbvio para determinados sectores como a indústria transformadora e o sector da construção, ele pode igualmente constituir um problema para um vasto leque de outros ambientes de trabalho, desde centros de atendimento telefónico a escolas, ou de fossos de orquestras a bares.