quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Ambiente Auditivo



Em todos os locais de trabalho há ruídos; estes podem é atingir ou não níveis de intensidade perigosos para a saúde e para a segurança dos trabalhadores.

As fontes de ruídos são as mais diversas: máquinas, conversas, música, tráfego, vibrações,...

A nível global, o ruído encontra-se presente em diversas formas, sendo as principais:

  • Trafego (sobretudo estradas movimentadas, aeroportos, comboios);
  • Industria (laboração de fábricas, actividades comerciais e serviços(ar condicionados, câmaras frigorificas, actividades de carga/descarga)
  • Actividades ruidosas (feiras, festas, discotecas, estaleiros)
  • Ruído provocado pelas pessoas e animais em zonas residenciais (bater portas, chorar de bebés, ladrar de cães, musica)
  • Causas naturais (trovoadas, vento)

A exposição ao ruído pode colocar os trabalhadores perante uma série de riscos para a sua segurança e saúde:

  • Perda de audição: o ruído excessivo prejudica as células capilares da cóclea, parte do ouvido interno, conduzindo à perda de audição. "Em muitos países, a perda de audição induzida pelo ruído é a doença profissional irreversível de maior prevalência". As estimativas apontam para uma taxa de pessoas na UE afectada por problemas auditivos superior à população total de França.
  • Efeitos fisiológicos: existem provas de que a exposição ao ruído tem efeitos sobre o sistema cardiovascular provocando a libertação de catecolaminas eo aumento da pressão arterial. Os níveis de catecolaminas no sangue (incluindo epinefrina (adrenalina) estão associados ao stress.
  • Stress relacionado com o trabalho: o stress relacionado com o trabalho só muito raramente advém de uma só causa, sendo geralmente provocado pela interacção de vários factores de risco. O ruído no ambiente de trabalho pode ser stressante, mesmo em níveis bastante baixos.
  • Risco acrescido de acidentes: os elevados níveis de ruído dificultam a audição e a comunicação dos trabalhadores entre si e aumentam, por conseguinte, a probabilidade de ocorrência de acidentes. Este problema pode ser agravado devido ao stress relacionado com o trabalho (no qual oruído pode constituir um factor).

Qualquer que seja a fonte, os ruídos podem classificar-se em três tipos:

  • Ruído uniforme, quando o nível de pressão acústica e os espectros de frequência são constantes durante um certo tempo relativamente longo, como por exemplo o ruído numa fábrica de fiação;
  • Ruído intermitente, quando o nível de pressão acústica e o espectro das frequência variam constantemente, como por exemplo numa oficina de mecânica;
  • Ruído impulsivo, quando o nível de pressão acústica é muito elevado mas dura pouco tempo (menos de 1/5 do segundo), como por exemplo um tiro.

Factos Reais:

Diariamente, milhões de trabalhadores europeus são expostos ao ruído e a todos os riscos inerentes a essa exposição nos seus locais de trabalho. Sendo o ruído um problema quase óbvio para determinados sectores como a indústria transformadora e o sector da construção, ele pode igualmente constituir um problema para um vasto leque de outros ambientes de trabalho, desde centros de atendimento telefónico a escolas, ou de fossos de orquestras a bares.




Sem comentários:

Enviar um comentário